Relatórios Eletroscópios
Considerações : "É de sabedoria do grupo que esses videos não serão aplicados ou considerados á hora da experimentação em classe, porém foram postados por um trabalho mais completo. Em relação ao post, 2 eletroscópios de folhas foram feitos por via das duvidas de diferentes resultados. "
Obrigada.
Eletroscópio de folha - por Débora Mendes n3
Materiais utilizados:
Tentativas:
Atualizações mais tarde.
07/03 - Segunda-feira
Fotos dos materiais do experimento :
Tentativas:
Fotos dos materiais e do experimento :
06/03 - Domingo
Materiais utilizados:
- - Um pote de vidro grande com tampa
- - Papel alumínio
- - Um fio de cobre
- - Fita adesiva
Procedimento feito: Com o fio de cobre, foi feito uma curvatura em formato de "J" ( utilizamos um segmento de fio de cobre metade encapado), logo após com o uso do papel alumínio, cortes foram feitos ocasionando em 2 pedaços de papeis de aluminio ( as chamadas folhas do experimento). Com as folhas enganchadas no fio, o resultado final ( o fio com as folhas) foi inserido na tampa do pote de vidro que tinha sido separado, e a fita desiva se utilizou para vedar a tampa e escapamentos de ar. Uma bexiga eletrizada depois de atritada no cabelo, foi aproximada ao eletroscópio finalizado.
Tentativas:
1º tentativa: Utilizei um balão para poder conduzir a eletricidade, mas acabou não dando certo.
2º tentativa: Ao invés de usar uma bolinha de alumínio para conduzir as cargas, tentei fazer com uma folha metálica diretamente ao fio, também não deu certo.
3º tentativa: Retirei a folha do tudo e tentei fazer com uma bolinha de palha de aço, não funcionou também.
4º tentativa: A fins de curiosidade, aproximei o balão eletrizado somente nas folhas metálicas e consegui o efeito que era esperado do experimento.
Conclusões: Acredito que o problema no experimento vem da esfera na parte de cima, testarei mais alguns tipos de materiais que possam funcionar no futuro.
07/03 - Segunda-feira
Minha última tentativa com as bolinhas metálicas também não deu resultados efetivos. De todas os experimentos feitos, o único que deu mais certo foi o balão ser diretamente colocado as folhas metálicas.
Fotos dos materiais do experimento :
Eletroscópio de pêndulo - por Vivian da Cunha n30
Materiais utilizados:
Materiais utilizados:
- - Um suporte de madeira
- - Papel alumínio
- - Linha de costura
- - Canudo
- - Fita adesiva
- - Balão de festa
Procedimento feito: Com uma base de madeira, dobrou-se o canudo articulado formando um semi arco, depois do canudo preso por uma fita adesiva ; a linha de costura, presa na parte inferior com uma esfera de aluminio, foi amarrada na ponta do arco de canudo fazendo com que ficasse suspenso no ar sem tocar a base de madeira. Para eletrizar a esfera metálica, um balão de festa atritado no cabelo foi utilizado, ocasionando a atração e posteriormente repulsão.
Tentativas:
1º tentativa: Utilizei um balão para poder conduzir a eletricidade. Anteriormente o experimento foi baseado com um arame, porém para mais facilidade (pois havia uma complexidade e conseguir atingir o segundo experimento, repelir a esfera de aluminio) e visualização, preferiu-se mudar a um arco com canudo.
2º tentativa: Depois de testes com diferentes corpos (no caso, o atrito em cabelos de diferentes pessoas) foi possível a obtenção do experimento exitosamente.
Conclusões: Fomos eficazes em tentar reparar ou substituir possíveis obstáculos na realização deste experimento. Depois de muitas tentativas, distintas montagens de eletroscópios, táticas de eletrização, aprendeu-se como pequenos fatores influenciam na funcionalidade do experimento. Em suma, foi evidente o resultado esperado.
Eletroscópio de folha - por Maria Vitória n19
Materiais utilizados:- - Um pote de vidro
- - Fio de cobre
- - Fita adesiva
- - Papel alumínio
- - Canudo
- - Papel toalha
Construção do eletroscópio:
1° passo: Furar a tampa do pote e colocar o fio de cobre no furo;
2° passo: Pregar uma fita crepe na tampa, para segurar o fio;
3° passo: Fazer uma haste no fio que está dentro do pote e colocar os dois papeizinhos de papel alumínio;
4° passo: Fazer uma haste com no fio fora do pote e colocar uma bolinha de papel alumínio em volta.
Tentativas:
1° tentativa: Eu atritei o canudo e o papel toalha.
O papel ficou com a carga elétrica positiva e o canudo ficou com a carga elétrica negativa, porque ele é um material formado por polímero.
Depois de atritar eu aproximei o canudo da esfera metálica e as folhinhas se abrem .
Isso aconteceu porque toda a parte do fio de cobre, da esfera e das folhinhas são de um material condutor .
Portanto, como o canudo é negativo, negativo + negativo se repelem, e todos os elétrons desceram para o papel alumínio e eles se afastaram.
E quando eu encosto o canudo na esfera os papeizinhos abrem ainda mais . E a esfera fica com menos carga negativa.
Quando eu testei o fio terra não deu certo.
2° tentativa: Eu fiz igual a tentativa 1, mas desta vez eu deixei a fita crepe colada entre o fio de cobre e a tampa, embaixo da tampa.
E quando eu testei o fio terra, aproximei o canudo na esfera e aterrei com a ponta do dedo e as folhas permaneceram separadas e quando tirei o canudo e meu dedo, aproximei meu dedo novamente e as folhas se aproximaram, ou seja, descarregando o eletroscópio.
Foto do experimento completo :
Nenhum comentário:
Postar um comentário